Se você tem dúvidas em como tirar o passaporte e visto de seu bebê, vejas nossas dicas!
-
1.
COMO TIRAR O PASSAPORTE E VISTO DO SEU BEBÊ?
- 1.1. PRIMEIRO PASSO: O AGENDAMENTO DO PASSAPORTE DO BEBÊ
- 1.2. SEGUNDO PASSO: DIA DA ENTREVISTA NA POLÍCIA FEDERAL
- 1.3. TERCEIRO PASSO: RETIRADA DO PASSAPORTE DO BEBÊ
- 1.4. QUARTO PASSO: VALIDADE DO PASSAPORTE DO BEBÊ
- 1.5. QUINTO PASSO: VISTO AMERICANO PARA O BEBÊ
- 1.6. SEXTO PASSO: VISTO AMERICANO PARA O BEBÊ – DOCUMENTAÇÃO
- 1.7. SÉTIMO PASSO: VISTO AMERICANO PARA O BEBÊ – RETIRADA
COMO TIRAR O PASSAPORTE E VISTO DO SEU BEBÊ?
Todos os viajantes para os Estados Unidos, necessitam de passaporte e visto americano válido para a viagem, mesmo os bebês.
PRIMEIRO PASSO: O AGENDAMENTO DO PASSAPORTE DO BEBÊ
O primeiro passo é tirar o passaporte do bebê, para que depois de pronto seja realizado o processo do visto.
- Para o passaporte, toda a solicitação é feita via site da polícia federal Após o preenchimento da solicitação, será gerada a GRU (boleto) de pagamento da taxa, que atualmente é de R$ 257,25.
- Após pagamento desta taxa, seja em qualquer banco ou casa lotérica, o sistema da polícia federal demora de 1 a 2 dias para compensação de pagamento. Somente após essa compensação de pagamento será liberado para o agendamento da data da entrevista na Polícia Federal.
- São vários postos de atendimento no Brasil, e, depois da compensação do boleto, você já pode agendar sua entrevista. Fiquem sempre de olho: Após o primeiro agendamento você consegue tentar reagendar para datas mais próximas.
- Você poderá agendar a entrevista em qualquer cidade com posto da Polícia Federal. Podendo procurar localidades com prazo de espera menor.
SEGUNDO PASSO: DIA DA ENTREVISTA NA POLÍCIA FEDERAL
No dia que for marcada a entrevista na Polícia Federal, é necessário que os responsáveis (pai/mãe) estejam presentes com o bebê. A documentação para o passaporte comum brasileiro, pode ser encontrado no site da Policia Federal, AQUI.
Após ver toda a documentação necessária, vem a dúvida: É necessário que o bebê possua RG para a realização do passaporte? Não. Para os bebês nascidos no Brasil, já constam CPF na certidão de nascimento, e este documento já é suficiente para o processo do passaporte.
No dia da entrevista, serão solicitadas todas as versões originais dos documentos solicitados.
Sobre a foto: É necessário levá-la impressa, seguindo as importantes regras:
8.2 – Criança menor de 3 anos de idade, deverá apresentar 1 (uma) fotografia facial, tamanho 5X7, recente, colorida, sem data e em fundo branco.
Em respeito às normas internacionais da Aviação Civil, informamos que a face da criança não pode ser coberta, ainda que parcialmente, por apetrechos ou adornos.
TERCEIRO PASSO: RETIRADA DO PASSAPORTE DO BEBÊ
Após realizada a entrevista na Polícia Federal, o prazo para que o passaporte fique pronto é de 06 a 10 dias úteis. A retirada feita na mesma unidade em que foi realizada a entrevista. Os passaportes requeridos e não retirados do posto no prazo de 90 (noventa) dias serão cancelados.
QUARTO PASSO: VALIDADE DO PASSAPORTE DO BEBÊ
Para crianças de 0 a 17 anos, o prazo de vigência da validade do passaporte muda de acordo com cada faixa etária. Abaixo o quadro respectivo com as idades, retirado no site da Polícia Federal.
Vale ressaltar, que para cada renovação do passaporte (quando vencido) o passo a passo é o mesmo.
QUINTO PASSO: VISTO AMERICANO PARA O BEBÊ
Com o passaporte em mãos, é hora de dar início ao trâmite do visto americano. Caso os pais da criança já possuam o visto americano válido, o trâmite fica mais curto, pois será necessário apenas a presença no CASV. É também opcional a presença dos dois responsáveis (pai/mãe) e do bebê, pois a obrigatoriedade é apenas um dos responsáveis legais (pai ou mãe).
Caso os pais do bebê não possuam o visto americano, o trâmite a ser realizado é de um novo visto para todos os integrantes. Tudo começa com o preenchimento do formulário DS-160, que é o formulário para a coleta dos dados para o visto americano. Esse formulário é o mesmo, seja ele para adulto, criança ou bebê, e será nesse formulário que o consulado será informado se o pais possuem ou não o visto americano vigente. Após preenchimento do formulário DS-160 e pagamento da taxa de visto de USD 160,00, o próximo passo é o agendamento do CASV (entrega da documentação).
Você pode acessar nosso post sobre PASSAPORTE E VISTO – TODAS AS DÚVIDAS RESOLVIDAS que explicamos passo a passo.
SEXTO PASSO: VISTO AMERICANO PARA O BEBÊ – DOCUMENTAÇÃO
A lista de entrega de documentos no CASV para o visto do bebê:
- Passaporte original e válido;
- Página de confirmação do formulário DS-160;
- Foto 5×7 (nos padrões exigidos);
- Página de confirmação e instrução do agendamento impressa;
- (Opcional) uma cópia em A4 do visto dos pais;
Durante a entrega da documentação no CASV (primeira etapa), a atendente do CASV lhe perguntará se deseja ir para a segunda fase presencial no consulado (opcional no caso apenas do visto apenas do bebê). Fique tranquilo, que dizer não a essa segunda fase presencial, não interfere a aprovação ou negação do visto americano do seu bebê.
Quase 100% dos vistos para bebês, quando os pais já possuem o visto vigente, é aprovado. São raras as exceções, principalmente quando se tem algum tipo de divergência das viagens dos pais aos EUA, e com isso pode ter alguma interferência na aprovação e prazo de vigência do documento. Caso os pais não possuam o visto americano vigente, será necessária a ida de todos os solicitantes (exceto bebê) na segunda etapa no consulado americano.
SÉTIMO PASSO: VISTO AMERICANO PARA O BEBÊ – RETIRADA
Sendo aprovado o visto americano, ele terá validade de 10 anos, assim como de adulto. Em seguida, o passaporte é enviado ao Consulado, para inclusão do visto. E você tem duas alternativas para retirada do passaporte:
- Retirar presencialmente no CASV (o que acaba sendo um pouco mais rápido)
- Enviar pelos correios (com custo) no endereço informado no formulário DS-160 com prazo aproximado de 10 a 20 dias
É de extrema importância o planejamento da documentação da viagem, pois sem esses documentos a viagem não tem como ser realizada. Os prazos são na maioria das vezes respeitados, mas algumas situações extraordinárias, como greves, falta de papel, etc, podem influenciar o prazo. Ou seja, não vale a pena arriscar em algo tão importante.